Você está usando um navegador sem javascript, ou ele está desativado. Isso pode impossibilitar sua navegação no Sisutec. Sugerimos que ative o javascript do seu navegador para melhorar sua experiência.
Faça o download do app Sisutec grátis para acompanhar o processo seletivo.
tire suas dúvidas
1 - Conhecendo o Sisutec
1.1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec)?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

1.2 - Como funciona o Sisutec?

O processo seletivo do Sisutec possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Candidato selecionado em 1ª opção:

O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.

Candidato selecionado em 2ª opção:

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.

Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Haverá Lista de Espera no Sisutec?

Na edição 1/2015, não terá lista de espera. A ocupação de vagas remanescentes não preenchidas por candidatos selecionados em 1ª e 2ª chamadas será feita a partir do procedimento de inscrição on-line, no sítio http://sisutec.mec.gov.br, de 20 a 20 de setembro.

1.3 - Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisutec 1/2015?

Poderão ofertar vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente, no âmbito do Pronatec/Bolsa-Formação: - instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; - instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, cujos órgãos gestores tiverem firmado termo de adesão como parceiros ofertantes de cursos no âmbito da Bolsa-Formação; - instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNAs), cujos órgãos gestores nacionais tiverem firmado termo de adesão como parceiros ofertantes de cursos no âmbito da Bolsa-Formação; - fundações públicas precipuamente dedicadas à educação profissional e tecnológica e devidamente habilitadas nos termos da Lei; - instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, doravante denominadas instituições privadas, devidamente habilitadas para a oferta de cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente.

2 - Inscrições
2.1 -Como é feita a inscrição no Sisutec?

A inscrição é feita exclusivamente pela internet e deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem 2015. Assim, caso o candidato não se lembre de seu número de inscrição ou de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.

A inscrição no Sisutec deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.

2.2 - É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

Não há cobrança de taxas.

2.3 - Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisutec?

Para se inscrever no Sisutec, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2015.

É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique atento aos documentos exigidos para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

2.4 - O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

2.5 - Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, de 29 a 3 de julho de 2015, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

2.6 - Como recuperar o número de inscrição ou a senha no Enem?

Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha no Enem, deverá recuperá-la no site do Enem.

2.7 - Participei do Sisutec em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer novamente?

Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição.

2.8 - Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer novamente?

É vedado a uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, uma vaga em curso técnico no âmbito da Bolsa-Formação e qualquer outra vaga gratuita em curso técnico de nível médio ou em curso de graduação, seja em instituição pública ou por meio de programas financiados pela União, em todo o território nacional, sob pena de cancelamento da matrícula.

3 - Notas do Enem
3.1 - Como são informadas, no Sisutec, as notas do candidato no Enem?

No momento que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha no Enem, o Sisutec recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.

3.2 - As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem?

Não. No Sisutec será considerada unicamente a nota no Enem .

4 - Modalidades de concorrência
4.1 - Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisutec?

Sim. 85% das vagas serão preenchidas por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, de acordo com a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011.

Além disso, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec reservarão o percentual de vagas, por curso e turno, correspondente ao percentual de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisutec, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2015.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada às ações afirmativas e de que possui os documentos que serão exigidos, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisutec, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

4.2 - É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisutec?

Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. Ou seja, no lugar de estabelecer uma reserva de vagas (cotas), a instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

5 - Resultado e Matrícula
5.1 - Como saber o resultado do Sisutec?

O resultado do Sisutec poderá ser consultado no boletim do candidato e nas instituições participantes.

5.2 - Quais são os critérios de desempate?

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

5.3 - Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo Sisutec?

O candidato selecionado pelo Sisutec deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo para a realização da matrícula está definido no seu comprovante de incrição, disponível na página do Sisutec.

5.4 - É possível solicitar a transferência de curso?

O Edital do processo Seletivo de 2016 não prevê a transferência de curso.
A instituição de ensino poderá remanejar os estudantes de turma(s) não formada(s) da respectiva oferta, nos cinco primeiros dias letivos consecutivos, para o mesmo curso em outro turno da mesma unidade de ensino, ocorrendo o cancelamento automático de matrícula caso não haja remanejamento.
Considera-se turma não formada aquela que não atingiu, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) de matrículas por oferta, respeitados os limites de vagas por curso e de formação de turmas.

5.5 - O MEC oferece algum auxílio (transporte, moradia etc.) para os estudantes selecionados?

Conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 60 da Portaria MEC nº 114, de 7 de fevereiro de 2014, que alterou a Portaria MEC nº 168 de 7 de março de 2013, “Não há previsão de recursos para assistência estudantil na oferta de cursos técnicos na forma subsequente". Portanto, estudantes de cursos técnicos subsequentes – sejam de instituições privadas ou de instituições públicas – não farão jus à assistência estudantil (alimentação e transporte).

6 - Próximo processo seletivo
6.1 - Quando é o próximo processo seletivo do Sisutec?

O Sisutec realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

O Sisutec realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

legislação
  • Todos os horários referem-se ao horário oficial de Brasília.
#1   15.1.1166-12