Você está usando um navegador sem javascript, ou ele está desativado. Isso pode impossibilitar sua navegação no Sisutec. Sugerimos que ative o javascript do seu navegador para melhorar sua experiência.
Faça o download do app Sisutec grátis para acompanhar o processo seletivo.
O que é o Sisutec?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem pode se inscrever no Sisutec 1/2015?

Podem se inscrever no Sisutec os candidatos que fizeram o Enem de 2015 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação.

O que é preciso para se inscrever no Sisutec 1/2015?

Para inscrever-se no Sisutec o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2015. Assim, caso o candidato não se lembre de seu número de inscrição ou de sua senha, deverá recuperá-la na página do Enem.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisutec, e sem a cobrança de taxas.

Ao realizar sua inscrição, o candidato deve estar atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no ato de sua inscrição.

Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato a impressão do comprovante de inscrição.

Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisutec 2016?

Instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica participam do processo seletivo 2016. Veja a lista das instituições participantes e quantidade de vagas e a lista dos cursos oferecidos.

Período de inscrições do Sisutec 1/2015

O Sisutec ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 29 de junho de 2015 até às 23h59m do dia 3 de julho de 2015. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

Como funciona o Sisutec 1/2015?

O processo seletivo do Sisutec possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou às vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Ações afirmativas e modalidades de concorrência

Considerando o previsto na Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 2012) e na Lei do Pronatec (Lei nº 12.513, de 2011), o Sisutec 2016 terá as seguintes modalidades de concorrência:

a) 85% das vagas serão destinadas aos estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral;

b) aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, per capita, que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral, serão reservados 50% das vagas das instituições da rede federal, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;

c) aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, interessados em cursos ofertados por Instituições Federais de Ensino, que tenham renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, per capita, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, ou que tenham obtido bolsa integral em escola privada, será reservado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referentes à Unidade Federativa em que se encontra a Instituição ofertante, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;

d) aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, interessados em cursos ofertados por Instituições Federais de Ensino, independentemente da renda familiar per capita, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, ou que tenham obtido bolsa integral em escolas privadas, será reservado o percentual, por curso e turno, correspondente aos dados populacionais mais recentes, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referentes à Unidade Federativa em que se encontra a Instituição ofertante, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012;

Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisutec, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2012.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada às ações afirmativas e de que possui os documentos que serão exigidos, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisutec, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.

Notas do Enem

No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha no Enem de 2015, o Sisutec recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

Pesos diferentes e nota mínima

No Sisutec 1/2015, não haverá pesos diferentes e nota mínima. Será exigido apenas que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Notas de corte e Classificação parcial

Uma vez por dia o Sisutec calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Classificação Parcial - Durante o período de inscrição no Sisutec, o candidato poderá consultar, em seu boletim do candidato, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção, portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Como saber o resultado do Sisutec

O resultado do Sisutec poderá ser consultado no boletim do candidato e nas instituições participantes.

Candidato selecionado em 1ª opção

O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.

Candidato selecionado em 2ª opção

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.

Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Quais são os critérios de desempate

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
1. Maior nota obtida na redação;
2. Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3. Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
4. Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5. Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como devo proceder caso seja selecionado pelo Sisutec

O candidato selecionado pelo Sisutec deverá verificar em seu boletim de inscrição, o prazo e o local de realização de matrícula (que será o mesmo endereço da instituição para a qual se inscreveu). Deverá, ainda, verificar o horário e procedimentos para matrícula, junto à instituição de ensino. O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível nesta página eletrônica.

Inscrições on-line para vagas remanescentes

Caso o candidato não seja selecionado em primeira ou segunda chamada e se houver vagas remanescentes, poderá realizar sua inscrição on-line em http://sisutec.mec.gov.br, de 20 a 20 de julho de 2015. Portanto, não haverá lista de espera no Sisutec 2016.

legislação
  • Todos os horários referem-se ao horário oficial de Brasília.
#1   15.1.1166-12